Condomínios podem reduzir em média 50% a conta de luz ao optar por energia solar para aquecimento de piscina.
Vivemos um momento em que redução de despesas e gestão eficiente de recursos estão entre alguns dos principais desafios dos síndicos de condomínios. Para administrar esse cenário, um aliado estratégico ganha espaço em condomínios brasileiros: o aquecimento de água de piscinas por meio de energia solar.
Oferecem essa solução e, alternativamente, trocador de calor quando não há área suficiente para coletores solares. Ambas fontes energéticas permitem um sistema completo de aquecimento de piscinas de condomínios capaz de gerar uma grande economia na conta de energia dos condôminos.
Com o uso de energia solar em piscinas, os moradores de condomínios podem economizar, em média, 50% na conta de energia. Porém, é ainda mais relevante para os clientes observar o prazo do retorno do investimento, pois é uma métrica mais explícita do valor financeiro que o sistema gera.
“Como o sistema possui baixo investimento inicial quando comparado com a energia solar fotovoltaica, o retorno do investimento (payback) acontece em aproximadamente 1,5 anos, o que se mostra muito rentável, uma vez que a vida útil média do sistema ultrapassa 20 anos”.
Para isso, é necessário uma empresa que possua um respaldo técnico para o desenvolvimento do projeto, para garantir o bom dimensionamento e funcionamento do sistema, do início ao fim do processo.
Principais vantagens e diferenciais da energia solar em piscina aquecida
Se o seu condomínio utiliza gás para aquecer a piscina, saiba que ter um sistema de aquecimento para a piscina do condomínio com energia solar é garantia de lazer e bem-estar para todos os moradores, uma vez que torna o seu uso agradável e frequente pelos condôminos, visto que piscinas sem aquecimento costumam ter utilização muito baixa. Além disso, a energia solar:
Possui o menor custo operacional, visto que consome energia elétrica apenas para a motobomba;
- Oferece retorno do investimento estimado em 1,5 ano, em média;
- Gera o menor impacto ambiental dentre todas as fontes energéticas;
- A importância de um fornecedor experiente e com diferenciais técnicos.
Antes de contratar uma empresa para fazer o aquecimento da piscina com energia solar, é importante que o síndico avalie diversos aspectos do fornecedor, como experiência, corpo técnico e certificações.
O que devem oferecer:
- Conforto do cliente ao comprar solução completa vs. produtos: o serviço deve ser completo, desde o fornecimento do produto, dimensionamento, instalação e pós-venda. Portanto, a empresa garante um processo confortável para o cliente;
- Longa experiência, certificações e capacidade técnica: Os técnicos devem possuir todas as certificações técnicas necessárias para a realização da instalação adequada dos equipamentos, que hoje é um ponto carente no mercado. Esse processo é fundamental para o bom desempenho do sistema, o que ajuda a garantir a real economia de energia;
- Relevância da consultoria técnica no projeto de energia solar do condomínio
A escolha de uma solução que contemple a consultoria técnica de um engenheiro especialista é extremamente recomendada, pois será possível:
- Uma avaliação real do sistema atual e/ou a necessidade do novo;
- Estudo de inserção para definição da melhor tecnologia a ser implantada;
- Cálculo da demanda efetivamente esperada de consumo energético.
Com isso, você garantirá um sistema com os seguintes benefícios:
- Sistema realmente eficaz e eficiente, produzindo o calor esperado e com o menor custo operacional. Muitos sistemas mal planejados acabam por usar mais energia e de fontes mais caras, ou mesmo não gerar o resultado esperado;
- Maior durabilidade do sistema, pois o dimensionamento e planejamento da instalação corretos garantem a vida útil dos equipamentos.
Toda a documentação de projeto e planejamento garantem uma instalação bem executada e futuras manutenções adequadas.
A opção mais difundida é o aquecimento a gás, porém, se considerarmos o custo financeiro, impacto ambiental e viabilidade técnica, o aquecimento solar e a bomba de calor se tornam muito mais atrativos.
Eficiência e boa gestão de recursos para os condomínios
A expectativa para esse mercado é de crescimento vertiginoso, porque o sistema fornece água quente de forma eficiente e gerando economia. Os síndicos são cada vez mais cobrados por uma boa gestão dos recursos, essa cobrança faz com que eles busquem cada vez mais soluções